A manhã do sábado, 24, foi especial para os jovens aprovados no programa de bolsas de estudo da Somos CIEE e Nike. Em um evento realizado no pátio da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), os agora universitários, acompanhados de seus familiares e amigos, tiveram oportunidade de contar um pouco da trajetória e as expectativas para os quatro anos de graduação no curso de Administração.
Entre a ansiedade com as primeiras provas e desafios da vida acadêmica, a turma de 20 bolsistas, fruto do segundo edital da parceria entre a Somos CIEE e Nike, encontrou pela primeira vez a multicampeã e ex-jogadora de vôlei, Fernanda Garay. Em um paralelo com o ciclo olímpico, a atleta ressaltou que esse é o momento das classificatórias e a medalha, após quatro anos de estudo, será o diploma “o meu desejo de coração e o que eu quero, no próximo ciclo olímpico, é vê-los novamente, acompanhá-los nessa trajetória”.
Ao assumir o microfone e condução do evento, Bruno Teixeira, Gerente Executivo de Propósito e Comunicação da Fisia, distribuidora oficial Nike no Brasil, ressaltou que a presença de cada um dos bolsistas representa uma vitória coletiva e que “no pódio da vida, nem todos vão ganhar medalhas, mas são muitas as conquistas que precisam ser celebradas”.
O edital contou com mais de 200 inscrições e, segundo Humberto Casagrande, CEO do CIEE, faz parte dos esforços conjuntos de conectar mais jovens ao ensino superior e um compromisso social para um futuro mais inclusivo “da primeira turma, todos estão formados e uma pesquisa da Somos CIEE apontou que a renda da família dessas pessoas aumentou em 52% após a conclusão da graduação”.
O segundo edital da parceria contou com o apoio do Corinthians que neste ano lançou a campanha antirracista no futebol “Nossa história é uma página em preto” juntamente com as novas camisas do time, reforçando a importância de ações afirmativas para reparar desigualdades sociais históricas e integrando o poder do esporte e da educação em prol da igualdade racial.
Além da bolsa de estudo integral, todos os estudantes receberão mensalmente uma bolsa assistência financeira no valor de R$500,00, apoio psicossocial e profissional da Somos CIEE.